top of page
Search

Fechado para balanço

Fechado para balanço era uma expressão que se via muito, há uns anos atrás, nas portas das lojas de bairro. Mudaram-se os hábitos de consumo e mudou-se a forma de fazer os balanços na maioria do comércio (pelo menos vêem-se menos lojas fechadas por esse motivo), mas mantém-se o hábito de reflexão e de análise pessoal, ou balanço de ano individual, típicos desta época.


Neste sentido desafiamo-lo a pegar num papel e numa caneta, ou simplesmente no bloco de notas do seu telemóvel ou computador, e a responder às nossas “Perguntas de Balanço”:


1. Qual foi o maior desafio de 2020? O que fiz para o superar? O que é que essa superação diz de mim?

2. O que alcancei em 2020 que já há muito tempo queria? O que precisei para o alcançar? O que é que esta vitória diz de mim?

3. Qual o melhor momento de 2020? Porque foi tão importante? A quem posso agradecer / com quem posso celebrar esse momento?


As respostas que deu às perguntas acima servem para aumentar a consciência dos aspetos positivos de 2020 e da sua responsabilidade individual nesses mesmos acontecimentos. O exercício serve como base para as perguntas que se seguem e que apontam para o futuro, para 2021:


1. Quais os desafios que prevejo para 2021? Como me vou preparar para eles? O que preciso fazer? Com quem preciso falar? Quando o irei fazer?

2. O que quero alcançar em 2021? Como me vou preparar para o alcançar? O que preciso fazer? Com quem preciso falar? Quando o irei fazer?

3. Que novos hábitos quero implementar em 2021? Como vou implementar os novos hábitos? O que preciso fazer? Com quem preciso falar? Quando os irei implementar?


Esperamos que com este exercício consiga clarificar o caminho até aqui percorrido, bem como o que precisa de colocar em prática para alcançar novos objetivos.


Que 2021 seja mais um ano de desafios, aprendizagens e superações. Que seja um ano em que esteja bem consigo, com os outros e com as situações que a vida impõe.


Obrigada por ter estado desse lado em 2020. Em 2021 continuamos a contar consigo! GO!


bottom of page