Search

Empurrar com a barriga

Updated: Nov 19, 2020

De certeza, que todos nós, nem que seja uma vez na nossa vida, já empurrámos com a barriga.

Empurrar com a barriga não é mais do que adiar a realização de uma determinada tarefa ou a tomada de uma decisão. Essencialmente é colocar no futuro algo que deveria ser feito no presente. É procrastinar!

Mas, porque o fazemos, se a verdade é que, mesmo que adiemos essa tarefa ou decisão, ela não nos sai da cabeça, chegando mesmo a causar alguma ansiedade e preocupação e fazendo com que a nossa capacidade de concentração se torne diminuta?

Existem vários motivos para procrastinarmos: ou estamos descrentes com o impacto da tarefa, ou estamos cansados, ou não estamos suficientemente confiantes para a realizar, ou não gostamos dos resultados da mesma ou simplesmente, temos outras tarefas bem mais interessantes (e normalmente menos importantes) para nos ocupar alguns minutos do nosso dia.

Por isso, há que trazer para a situação toda a disciplina, foco e rigor que possamos ter de reserva para nos ajudar a “Começar”. Porque o primeiro passo é mesmo esse: “Começar”.


Deixamos três dicas:

1. Divida a tarefa em sub-tarefas e identifique um prazo para cada uma delas

2. Elimine possíveis interrupções que possam surgir (desligar notificações do telemóvel e do computador, avisar os colegas de trabalho ou em casa que precisa de 30 minutos de concentração, ouvir uma música que o ajude a concentrar-se)

3. Defina uma recompensa (mesmo que pequena e que dependa de si) caso termine a realização da tarefa no tempo que previamente definiu.

A verdade é que muitas vezes, depois de adiarmos uma tarefa e de a termos finalmente terminado, chegamos à conclusão que “afinal isto não era assim tão complicado e já devia ter despachado esta tarefa há mais tempo!”.

Na GO Coaching, criamos momentos que o ajudam a definir de forma clara o momento de “Começar”, o que necessita para realizar a tarefa com sucesso e como pode diminuir o impacto de situações que o podem levar a adiar novamente esta tarefa.