top of page
Search

Amanhã faço!

“Amanhã faço!” - quantos de nós já dissemos esta frase, quer para nós, quer para os outros ao longo da nossa vida?

Até mesmo tarefas importantes, objetivos que queremos atingir, são contaminados por frases como estas: “amanhã faço”, “depois vejo”, “quando conseguir pego nisso”, “tenho que ver o melhor dia para começar”...

As pesquisas demonstram que quando acreditamos num aspeto particular ligado à nossa identidade, há uma maior probabilidade de agir em detrimento dessa crença.

O que queremos dizer com isto? É que o nosso objetivo não passa, por exemplo, em querer ir ao ginásio, passa por queremos ser mais atléticos. Não passa por iniciar uma dieta, passa por queremos ser mais saudáveis. Não passa por querermos ler dois livros por mês, passa por querermos ser leitores assíduos.

O primeiro passo, para criarmos hábitos no nosso dia-a-dia, é definirmos de forma clara “quem queremos ser” e só depois identificarmos as ações que vão de encontro a essa nossa identidade.

Ao fazermos este caminho, estamos a criar um ambiente fértil para que, não só estes hábitos comecem a ser implementados, como se tornem parte das rotinas dos nossos dias.


E, como em tudo na vida, há que começar com pequenos passos: se quero ser uma pessoa mais saudável, querer mudar toda a minha dieta em dias, pode ser extremamente desafiante e frustrante.

Vamos começar com pequenas alterações na primeira semana (às segundas e quartas, por exemplo). Na segunda semana já podemos estender para mais dias. Até chegarmos, aos poucos, a criar hábitos de alimentação saudável que se irão perpetuar no tempo. E o importante disto tudo é lembrar e reforçar de facto, quem é que eu quero ser: uma pessoa mais ou menos saudável?


E quando estes comportamentos, alinhados com a nossa identidade, se tornarem hábitos, nada melhor do que celebrar! Celebre as suas conquistas, celebre o facto de no seu dia-a-dia estar a agir de acordo com que quem ser.


Aproveite este momento para responder à pergunta: “quem quero ser?”. E com base nessa resposta, defina pelo menos uma ação de esteja alinhada com essa resposta.


Se precisar de alguém que o ajude a encontrar a resposta a esta e a outras questões, conte com a GO Coaching. Nós já respondemos a esta pergunta e sabemos que queremos ser parceiras na caminhada de desenvolvimento das pessoas com quem temos o privilégio de nos cruzar.



bottom of page