Se saber esperar muitas vezes é uma virtude, outras tantas é o adiar o confronto de uma situação simples transformando-a num enorme problema.
As nossas cabeças dão mil voltas sobre um tema, entram em diversas suposições e por vezes damos por nós, sentados, a ver o filme na nossa cabeça e a não fazer nada. Apenas esperar. Apenas esperar com expectativa. Apenas esperar com expectativa que no final tudo corra como queremos.
Mas, será que nestas situações compensa o “apenas esperar”?
Muitas vezes em processos de coaching trabalhamos com pessoas nestas situações e pode parecer simples um: “então enfrente!”, mas a realidade é que quando se precisa de dar um passo em frente que não se gosta, não se quer, ou não se sente confortável, há diversas variáveis a ter em conta e a partir de um tema estamos a trabalhar muitas competências, como por exemplo:
Autoconfiança perante uma situação desafiante
Pensamentos automáticos catastróficos, mais orientados aos problemas do que às soluções
Capacidade de gerir o stress e a ansiedade que a situações cria
Capacidade de se ser assertivo, dizendo o que se quer, da forma que se quer e conseguindo ainda demonstrar respeito pela visão do outro
Proatividade para enfrentar o tema, sentido de liderança e de responsabilidade em relação ao mesmo
Capacidade de definir e partilhar com o outro quais serão os próximos passos. Garantindo que são realistas e pragmáticos e que estão orientados a uma solução vantajosa para ambas as partes.
Na listagem acima espelhamos 6 possíveis competências a ser trabalhadas com o cliente/coachee.
Agora imagine o que é estar sozinho, perante um dilema e querer organizar tantas ideias.
Há quem seja muito pragmático e o faça com uma perna às costas.
Há quem precise de uma visão externa que o ajude a trilhar caminho.
Se for esse o seu caso, conte connosco!
Estamos disponíveis para estar ao seu lado em momentos que gostava de esperar, mas sabe que não pode e não deve!
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