top of page
Search

GO Change & os novos serviços GO Coaching!


Na GO Coaching olhamos para a mudança como algo que vivemos e trabalhamos em duas vertentes.

A primeira vertente está relacionada com as mudanças que a própria vida nos obriga a fazer, e isso é algo que acontece desde o dia que nascemos.

Se um dos principais desafios das nossas vidas é lidarmos com as mudanças esse mesmo desafio é uma das evidências que temos enquanto seres humanos: estamos a mudar desde o primeiro segundo de existência.

Então, porque é que é tão desafiante lidar com algo que temos 100% de certeza que está constantemente a acontecer? Pela incerteza que essa certeza abarca. Podemos saber, conceptualmente, que a mudança existe, mas não sabemos o que nos traz, não a controlamos e obriga-nos a lidar com o desconhecido e a incerteza.

Segundo John Fisher, psicólogo e especialista de liderança e de processos de mudança nas organizações, cada um de nós passa por oito grandes momentos no decorrer de uma fase de mudança (imagem abaixo). Cada pessoa pode manter-se em cada uma das fases mais ou menos tempo, com mais ou menos consciência, e com mais ou menos intensidade.

A abordagem que cada um de nós pode desenvolver perante situações de mudança é, através do conhecimento das fases que constituem a curva de Fisher, potenciar a autoconsciência de que se está numa determinada fase, aceitá-la, por um lado, e usá-la como uma ferramenta apaziguadora da incerteza, por outro.


A segunda vertente, para abordarmos a temática da mudança, prende-se com algo que queremos nós próprios implementar para atingir um novo patamar, um novo objetivo.

Se queremos mudar de emprego, emagrecer, fazer voluntariado, ser mais assertivo, estar mais tempo com a família, entre tantos outros exemplos possíveis, é necessário definirmos bem as nossas metas, criarmos hábitos de mudança e desenvolvermos a nossa capacidade de estarmos motivados para a ação.

Na GO Coaching, tanto em processos de coaching, como em ações de formação e nos projetos de consultoria utilizamos o Modelo GROW de Coaching em que se define o objetivo (goal), se analisa a realidade atual (reality), instigamos o pensamento sobre todas as possibilidades (options) e desenvolvemos planos de ação (what; who; when).

Trazemos também o nosso conhecimento das áreas da psicologia, como a de Fisher sobre processos de mudança, para sustentar o desenvolvimento das pessoas que se aventuram a mudar!

Como vemos, a mudança é algo que deve ser promovido de forma proactiva por cada um de nós e por isso a GO Coaching aproveitou a mudança externa que a todos foi imposta com a pandemia, para refletir sobre o caminho que tem percorrido e, a partir dessa análise, ajustámos a nossa abordagem à realidade atual.

Através dos nossos novos serviços GO One (coaching), GO two (coaching & training) e GO Three (coaching & training & consulting), que podem ser desenvolvidos tanto presencialmente como online, as pessoas e as organizações irão desenvolver o seu conhecimento em áreas como: gestão da mudança; relação cliente; comunicação; mindfulness; gestão de tempo; inteligência emocional; falar em público; gestão de stress; gestão de reuniões; liderança; vendas, entre outros.

Vamo-nos mantendo em mudança, como o mundo exige e como pretendemos viver, procurando aprender em cada novo desafio.

GO, GO Change!

bottom of page