top of page
Search

TODOS PODEMOS SER LÍDERES

Nestes “loucos anos 20” do século XXI temos vivido as situações de mudança e adaptação que todos conhecemos.


Numa realidade acelerada, com a tecnologia a ligar-nos uns aos outros, a necessidade de respostas rápidas e eficientes, a constante adaptação ao próximo, às situações e ao meio que nos rodeia levam-nos a refletir o quão desatualizado está o conceito de liderança que muitos de nós temos enraizado na nossa mente.


Aquela liderança hierarquizada e em sentido vertical, onde uma pessoa tem a seu cargo um conjunto de outras pessoas, define objetivos, delega responsabilidades e orienta trabalho, está a ser substituída por uma liderança mais horizontal, gerida por líderes de projetos, com elementos de equipas que alteram constantemente mediante os objetivos que se pretendem atingir e onde todos desenvolvem a sua autonomia e a sua responsabilidade nas funções que desempenham.

Os desafios que esta nova liderança apresenta passam por uma mudança de mindset individual, sendo que qualquer colaborador pode ser líder de um projeto, podendo mesmo chegar a ter de dirigir o trabalho de alguém que, na visão tradicional, seja seu superior hierárquico.


Este novo paradigma irá originar desafios individuais como:

- Auto-confiança para liderar projetos com elementos da equipa que possam ser mais experientes

- Proatividade

- Capacidade de lidar com o erro

- Capacidade de motivar e influenciar pessoas de forma a garantir compromissos

- Gerir agendas de elementos da equipa de projeto que podem estar alocados a outros desafios tão ou mais importantes como o que se está a liderar

- Foco numa comunicação assente na confiança e transparência

- Capacidade para simplificar e orientar aos objetivos


Na GO Coaching temos trabalhado com organizações que estão a fazer a sua transição de uma “liderança vertical” para uma “liderança horizontal”. Se a sua organização também estiver em mudança, fale connosco.


bottom of page