top of page
Search

Não há uma receita para Liderar

Ao longo do mês de Agosto, temos falado bastante sobre Liderança. O que é liderar? Como reconhecemos um verdadeiro líder? E como ser um líder?

Não há uma receita de sucesso que se aplica a todas as pessoas. A liderança é uma competência por vezes inata, outras vezes que se desenvolve com muito trabalho e esforço. Mas, para todos os líderes, é a chave para o funcionamento equilibrado, motivado e eficaz de uma organização e equipa.

Na GO Coaching, sabemos que líderes competentes geram equipas motivadas, colaboradores felizes e empresas produtivas. Assentes nesta certeza, aplicamos soluções à medida de desenvolvimento desta competência. Acreditamos no potencial da Liderança e na capacidade de sobressair, através da formação, as competências de liderança presentes em cada um de nós.

Partilhamos aqui seis dicas importantes a aplicar e reter no dia-a-dia, de forma a trabalhar o líder que há em si:

1. Saiba o que é Liderar. É ser capaz de motivar um grupo de pessoas a actuar na busca de um objectivo comum. É ser inspiração e exemplo

2. Nunca deixe de se capacitar. Manter-se actualizado e desenvolver competências são duas estratégias indispensáveis para se destacar no mercado.

3. Explore os seus pontos fortes. O autoconhecimento pode ser uma alavanca profissional, sabendo quais os seus pontos fortes e tirando partido deles.

4. Organize o seu tempo. O equilíbrio entre o plano pessoal e profissional é preponderante para uma liderança eficaz. Aprenda a delegar tarefas e invista na gestão de equipas.

5. Foque-se nas soluções. Procure transformar as dificuldades em motivação. Defina objectivos e trace estratégias. A sua equipa tem um papel determinante no cumprimento destes objectivos, pelo que deve ser capaz de a conduzir neste desafio.

6. Adapte o seu comportamento e a sua liderança. Cada pessoa é diferente e é dever do líder saber adaptar a sua comunicação, relação e liderança a cada elemento da equipa, de forma a potenciar ao máximo as suas capacidades individuais e colectivas.

O mundo precisa de líderes positivos, influenciadores, capazes de dar o exemplo. Num momento tão frágil e dúbio como o que vivemos, em plena pandemia mundial e na incerteza do futuro, os líderes serão o ponto de referência de muitas empresas e organizações.

Na GO Coaching, estamos consigo passo a passo.

GO Change!


bottom of page