top of page
Search

Como lidar com o stress?

Segundo Lazarus e Folkman o stress é uma reação do indivíduo à percepção de que as exigências do meio são superiores aos recursos disponíveis.


Na GO Coaching gostamos especialmente desta definição porque coloca cada indivíduo no centro de atuação da sua própria gestão de stress.


Se o gatilho principal que faz desencadear a sensação de stress está associado à percepção e à análise que fazemos do que está a acontecer, o desafio começa exatamente por procurar validar essa percepção.


E de que forma podemos fazer essa mesma validação da situação que nos causa stress?


1º Analisar factos:

Muitas vezes damos por nós em “looping mental” sobre preocupações nas mais diversas áreas.

Desde: “Será que coloquei parquímetro no carro?” até “Mas que mundo é este onde irão viver as próximas gerações?”.

Estas preocupações ocupam um determinado espaço mental que necessita de ser relativizado através das perguntas:

  • Há alguma coisa que possa fazer em relação a esta situação?

  • Se sim: definir ações concretas que levem a uma diminuição do nível de stress e de uma maior consciência do que pode fazer, respondendo a perguntas como: O que vou fazer? Como? Quando? Com quem?

Ao respondermos a estas perguntas, começamos a ser proactivos a procurar soluções, conseguindo minimizar o nível de stress que o tema nos possa causar.



2º Ter consciência dos processos mentais:

Cada um de nós vive o dia-a-dia baseado num sistema de crenças, consciente e inconsciente, que precisamos de olhar de forma pragmática.

Dessas crenças, algumas são facilitadoras, outras limitadoras, e vamos dar agora mais importância às limitadoras, com o objetivo de as resignificar.

Para isso propomos-lhe o seguinte:

  • Registe no papel alguma ideia pré-concebida que tenha sobre si próprio e sobre a sua forma de encarar o stress

  • De seguida procure transcrever essa mesma crença com um toque positivo, transformando-a numa força que já possui ou que quer passar a possuir

Leia para si a segunda frase de forma confiante.

Vai ver que nesse momento está a abrir uma nova possibilidade na forma como lida com o stress.


3º Compreender as consequências:

Por fim, é importante termos consciência de que o stress se faz sentir em diferentes sintomas: emocionais, físicos, cognitivos e relacionais.

Esteja atento a estes sintomas e quando sentir que algo se está a tornar desconfortável, atue.

Procure estabelecer um plano de ação concreto que o faça sentir a controlar a situação, em vez de sentir que a situação o controla a si.



Na GO Coaching promovemos workshops e sessões de coaching que trabalham as competências associadas a uma gestão de stress positiva.


bottom of page