Todos gostamos de um bom elogio, principalmente se esse elogio advém de algo que fizemos que contou com o nosso esforço e a nossa dedicação.
Através desse elogio sabemos o que devemos manter de futuro, sabemos o que agrada nas pessoas, sabemos o que as fará voltar.
E de que forma, no serviço ao cliente, lidamos com a crítica?
Deveríamos conseguir lidar exactamente da mesma maneira como lidamos com o elogio: recebê-lo como um presente, pois é aceitando esse presente e refletindo sobre ele que poderemos vir a redefinir ações práticas e concretas que de futuro passem a ter um efeito positivo e satisfatório no cliente.
E o que podemos fazer, de forma proativa, para conseguirmos receber o feedback dos clientes, sejamos nós donos de uma pequena loja de decoração, gestores de um projeto complexo em consultoria ou responsáveis operacionais de uma cadeia no sector logístico?
Devemos criar e aplicar uma metodologia, adaptada ao negócio em causa que responda às seguintes questões:
Que feedback quero receber do cliente? Quis os diversos parâmetros a avaliar?
Que escala de avaliação deverei ter em conta?
Que ferramenta deverei utilizar para recolha de feedback?
Como coloco essa ferramenta disponível ao meu cliente?
Como posso avaliar a ferramenta implementada?
De quanto em quanto tempo quero analisar os resultados?
Quantas ações concretas quero implementar depois da análise de dados? Como as implemento?
Quem são as pessoas que me irão ajudar em todo este processo?
Quais os prazos que quero definir para as diversas fases do processo?
Na GO Coaching, ajudamos os nossos clientes a transformar os desafios identificados na relação que mantêm com os seus próprios clientes em ações concretas que irão impactar positivamente a experiência que proporcionam.
Assim consegue-se um serviço especial, personalizado e que faça com que o cliente queira voltar a usufruir dos seus serviços e/ou produtos.
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