Search

Mas afinal, como está o mundo?

No artigo de hoje convidamo-lo a responder às seguintes perguntas:


1) Qual é atualmente a esperança de vida no mundo? A) 50 anos B) 60 anos C) 70 anos

2) Como mudou o número de mortes anuais devidas a desastres naturais durante os últimos 100 anos? A) Mais que duplicou B) Manteve-se idêntico C) Diminui para mais de metade

3) Quantas pessoas no mundo têm algum acesso a eletricidade? A) 20% B) 50% C) 80%


Estas são 3 de 13 perguntas que iniciam o livro Factfulness de Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund.


Provavelmente ficará surpreendido por todas as respostas sejam a C porque contraria a visão negativa e alarmista que muitos temos do mundo atual.


Este livro, de fácil leitura, leva-nos a refletir sobre a forma como vemos e interpretamos o mundo que nos rodeia e provoca uma mudança dessa reflexão deixando a mesma de ser feita por uma análise subjetiva e passando a estar mais orientada a factos concretos.


Muitas são as causas de vermos a realidade pela lente negativa: as dicotomias “bom VS mau” “nós VS os outros”, o medo, o sentido de urgência, a culpabilização, o termos dificuldade em dar proporção aos temas, entre outros fatores.


A realidade é que podemos ter uma perspectiva de que de facto há várias áreas a nível mundial que estão más, o que não contraria que ainda assim o mundo esteja melhor que nunca.


Esta perspectiva pode ajudar muitos de nós a termos uma forma de estar menos alerta, menos ansiosa, menos numa cultura de medo, passando a uma visão mais positiva, com mais esperança de que, enquanto humanidade, estamos a percorrer uma trajetória que nos pode deixar orgulhosos.


Leia o livro e comprove como, mesmo que haja muito por conquistar, há um percurso de melhoria de condições de vida que tem sido contínuo a nível mundial.


Se sente que quer apostar numa forma de estar na vida mais optimista contacte-nos. Teremos todo o gosto em estar consigo na descoberta do lado positivo da vida!