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Liderança Eficaz: Em Entrevista ao Jornal das Oficinas, Partilhamos Estratégias de Sucesso

Updated: Sep 26

A liderança eficaz é um dos pilares fundamentais para o sucesso em qualquer organização. No mundo atual, saber inspirar, orientar e desenvolver competências de liderança é crucial para criar equipas de alto desempenho e alcançar resultados sustentáveis.

Nesta entrevista, partilhamos a nossa abordagem sobre como ajudar líderes a tornarem-se mais eficazes, discutindo os principais desafios, estratégias e metodologias que utilizamos para capacitar os nossos clientes no seu crescimento pessoal e profissional. Aproveitamos para agradecer ao Jornal das Oficinas pelo convite e pela oportunidade de discutir este tema tão relevante.

 

Leia, abaixo, a entrevista na íntegra.

 

 

“A LIDERANÇA EFICAZ É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS MODERNOS"

                                                                     

RITA CASTAÑO E PATRÍCIA BARARDO, PSICÓLOGAS E COACHES DA GO COACHING


Liderada por mulheres, a GO Coaching é uma empresa portuguesa que oferece soluções inovadoras de formação e coaching. Utilizando o modelo GROW, reconhecido mundialmente, a empresa consegue potenciar talentos e desfazer obstáculos. Quem o diz são as próprias organizações com quem trabalham.

 

Em 2013, Rita Castaño, formada em Psicologia Organizacional e pós-graduada em Marketing Management e Coaching Psicológico, fundou a GO Coaching, movida pela paixão de trabalhar o potencial humano e desenvolver talentos. Ao longo da sua carreira, colaborou com as principais consultoras de RH do país, gerindo projetos formativos para grandes empresas como a Caixa Geral de Depósitos, ANA Aeroportos, EDP e Farfetch. Patrícia Barardo é formada em Psicologia Educacional e pós-graduada em Ciências da Educação, com especialização em Formação de Adultos e Coaching Psicológico. Trabalhou com diversas consultoras de RH em projetos para clientes como Adidas, EDP e SONAE, além de ter experiências internacionais em Angola. A partir de 2010, começou a desenvolver ações de consultoria e formações em áreas como liderança, gestão da mudança, trabalho em equipa e gestão de Conflitos. Em 2017, aceitou o convite de Rita Castaño para juntar-se ao seu projeto de sonho – a GO Coaching – e fazer a diferença na vida de tantas pessoas e empresas. Com base na área da psicologia, a empresa ajuda líderes a maximizar o desempenho das suas equipas utilizando o modelo GROW, que significa Goals (Metas ou Objetivos), Reality (Realidade), Options (Opções) e Will (Compromisso). Este método, amplamente reconhecido, potencia o desenvolvimento de competências individuais, permitindo avaliar a realidade atual, definir objetivos claros, explorar opções e estabelecer um compromisso com ações específicas. Dessa forma, permite facilitar o desenvolvimento e empoderamento pessoal, bem como profissional, de indivíduos, equipas e organizações. Atualmente, a empresa conta com uma carteira de mais de 27 clientes, incluindo empresas como Carglass, Critical Manufacturing, IKEA, Hospital da Luz, EDP, REN e Leroy Merlin. No setor do aftermarket, uma liderança eficaz não se restringe apenas à gestão eficiente das operações diárias. Envolve também a capacidade de inovar, adaptar-se rapidamente às mudanças de mercado e construir equipas coesas e motivadas. Para entender melhor o perfil de liderança necessário num ambiente tão dinâmico e competitivo como o do pós-venda automóvel, o JO conversou com Rita Castaño e Patrícia Barardo, Psicólogas e Coaches na GO Coaching.

                             

Quais são as principais características que um líder deve possuir para ser bem sucedido?

Um líder bem-sucedido deve possuir uma combinação de várias características essenciais. Do nosso ponto de vista, e em primeiro lugar, é essencial uma visão estratégica bem clara e definida, pois permite ao líder visualizar o futuro da organização e definir uma direção clara para alcançá-lo. A comunicação eficaz é outra característica indispensável de modo a ser capaz de comunicar as suas ideias de forma clara, transparente e honesta. A empatia é igualmente crucial para compreender os sentimentos e perspetivas dos outros, fortalecendo a coesão e o alinhamento da equipa. Por último, temos três características que também consideramos importantes atendendo à experiência nos acompanhamentos que temos em clientes de diferentes áreas de negócio: a integridade - vital para demonstrar honestidade e ética em todas as ações; a adaptabilidade – que permite que o líder se ajuste rapidamente a novas situações e desafios e a resiliência – que promove a forma como se lida com os contratempos e a persistir diante das adversidades.


De que forma um líder pode motivar uma equipa num ambiente tão competitivo como o do aftermarket?

Motivar uma equipa num ambiente competitivo como o do aftermarket requer estratégias específicas. Reconhecimento e recompensa são essenciais; celebrar as conquistas da equipa e oferecer recompensas significativas (não só financeiras) são alguns dos alicerces para manter os colaboradores motivados e alinhados com a empresa. O desenvolvimento profissional, principalmente de soft skills, é igualmente importante, proporcionando oportunidades de crescimento e aprendizagem contínua. Estabelecer objetivos claros direciona e motiva a equipa, enquanto criar um ambiente de trabalho positivo e com segurança psicológica promove relações saudáveis, colaborativas e de suporte. Um enorme desafio é garantir o alinhamento dos diferentes elementos da equipa nas decisões e processos. Mas sabemos que ao promovermos uma maior sensação de propriedade e responsabilidade, bem como fornecer feedback constante, ajuda as equipas a estarem aptas a dar uma resposta eficaz às questões diárias e a manter a motivação de todos.


Como pode o gestor da empresa ser também um gestor de pessoas eficaz?

Da nossa perspetiva, diríamos que este é um dos maiores desafios atuais que os líderes vivenciam no seu dia a dia. Em diferentes processos de coaching individual que acompanhamos, não só orientados às equipas, como também aos seus líderes, é usual surgir esta questão. O que normalmente trabalhamos junto destes líderes é a consciência e a necessidade de investirem em relacionamentos significativos, conhecendo a sua equipa e construindo relações de confiança. Para que estas relações de confiança sejam sustentadas e duradouras, a comunicação clara é fundamental, mantendo linhas de comunicação abertas e claras. Delegar responsabilidades demonstra confiança na equipa, permitindo que os diferentes elementos assumam responsabilidades e tomem decisões. Gerir pessoas passa também por incentivar o seu próprio desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Assim, o líder deve também estar atento em oferecer suporte e estar disponível para apoiar a equipa em momentos de necessidade, promovendo um ambiente positivo e inclusivo de forma a cultivar uma cultura organizacional saudável.


Quais são os maiores desafios enfrentados pelos líderes empresariais na atualidade e como podem ser superados?

Naturalmente que os desafios que os líderes empresariais enfrentam atualmente, varia de acordo com a área de negócio, o mercado em si, a dinâmica da empresa e as características do próprio líder. De forma global, as rápidas mudanças tecnológicas exigem que os líderes se mantenham atualizados com as inovações e as integrem no dia a dia das suas equipas, sendo que esta globalização impõe a necessidade de competir num mercado cada vez mais diversificado, exigindo estratégias de internacionalização (em algumas situações) e sensibilidade cultural. Outro ponto que consideramos, é a gestão de talentos. Este tema exige atrair e reter talentos num mercado altamente competitivo, o que pode ser colmatado com a aposta no desenvolvimento de carreira e benefícios competitivos. Neste aspeto, é onde trabalhamos de forma direta com as equipas e empresas de modo a identificar o que, para cada colaborador, pode ser o caminho para a sua retenção. Paralelamente, a sustentabilidade é um desafio que pode ser superado ao integrar práticas empresariais sustentáveis nas políticas e práticas da empresa, que cada vez mais os próprios colaboradores valorizam.      


Quais são as competências específicas de liderança necessárias para gerir crises e tomada de decisões mais difíceis?

Invariavelmente, estas competência são voláteis e devem ser ajustadas às especificidades das situações e das características basilares das empresas. No entanto, e na nossa visão, consideramos que em situações de crise, uma tomada de decisão rápida é crucial, permitindo analisar rapidamente a situação e tomar decisões informadas. Mas não basta tomar só decisões – é necessário que a comunicação (interna e externa) seja eficaz para esclarecer as decisões e ações a serem tomadas. De uma perspetiva mais emocional, manter a calma sob pressão é vital para garantir as respostas adequadas e a racionalidade em situações de maior pressão. Só este lado racional é que poderá trazer um pensamento crítico que permitirá avaliar todas as opções e consequências antes de agir. A empatia é necessária para compreender e gerir as emoções das pessoas afetadas pela crise, e a adaptabilidade permite ajustar estratégias conforme o evoluir da situação.


Em que medida a liderança pode impactar a sustentabilidade e responsabilidade social?

Este é um dos pontos que cada vez mais sentimos como relevante dentro do ambiente empresarial. Ao longo de mais 15 anos da nossa experiência em consultoria de recursos humanos, encontramos colaboradores em que o tema da sustentabilidade e da responsabilidade social ganhou forma e tem cada vez mais peso. Assim, é importante que a liderança das equipas estabeleça valores e uma cultura organizacional que prioriza práticas sustentáveis e responsáveis, como por exemplo promover e implementar iniciativas que reduzem o impacto ambiental, demonstrando assim um maior compromisso com a sustentabilidade. Outros formatos poderá ser a própria empresa envolver-se e apoiar a comunidade local, manter práticas de negócios transparentes e éticas e educar e sensibilizar os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade e responsabilidade social, promovendo assim uma cultura de responsabilidade.”

 

 

Quer desenvolver as suas competências de liderança e atingir o máximo potencial? Contacte-nos através do formulário de contacto abaixo e descubra como podemos ajudar a transformar os seus desafios em oportunidades de sucesso. Fale connosco!                                                                                        


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