Search

Como desligar nas férias?

Se para muitos de nós ir de férias é desligar completamente do trabalho, aproveitar a família e os amigos com programas que promovam relaxe e bem-estar, para muitos outros ir de férias é descontrair um pouco, mudar de ares e ter a cabeça ocupada com preocupações de trabalho, chegando essas preocupações a levar-nos ao telemóvel e ao computador mais vezes do que seria normal.


O artigo de hoje dirige-se a este segundo grupo de pessoas que se dividem por: aquelas que trabalham por escape das próprias férias (infelizmente nem todos estamos no ambiente que gostaríamos, mesmo nesta altura do ano), por pessoas que sentem que têm mesmo de trabalhar (às vezes a sensação é realista, outras vezes nem tanto) e há ainda quem trabalhe por gosto, por verdadeiro prazer.


Aos últimos lançamos a pergunta: está a conseguir conciliar bem o seu gosto em trabalhar nas férias com o tempo que dedica à sua família e amigos? Se sim, tudo bem! Caso contrário junte-se a nós nestas sugestões:


1.º - Se ainda vai de férias, prepare-se! Faça uma lista dos seus pendentes.

Caso haja algo que tenha mesmo de ser tratado durante as suas férias veja que colega pode fazer essa tarefa por si e delegue-a de forma estruturada. Garanta que o seu colega está motivado para o ajudar, caso contrário aposte na sua capacidade de influência!


2.º - O ideal é desligar completamente do telefone de trabalho e do computador. Avise os seus colegas previamente que irá de férias e mostre a sua disponibilidade para assuntos urgentes e a sua indisponibilidade para assuntos triviais.

Por muito tentador que seja: não responda a e-mails, mensagens e telefonemas quando sabe de antemão que os temas não são urgentes.

Quando fica na dúvida da importância do tema, questione informação relevante para que possa avaliar se tem de atuar, se pode passar o assunto a um colega ou se pode esperar para o seu regresso.

Se for urgente, dedique uma parte predefinida do seu tempo a resolver a questão, sendo muito rigoroso na hora para finalizar a tarefa.


3.º - Para todos aqueles “viciados no trabalho”, que passam os dias agarrados às notificações do telemóvel, o ideal é desligarem tudo a 100%. No entanto, se não for realista o corte total, estipule previamente um momento para ver as notificações do trabalho. Por exemplo: Todos os dias das 19h às 19h20. Seja rigoroso no horário que definiu!


4.º - A todos os líderes reforçamos a importância de darem o exemplo. Quando forem de férias, confiem nas equipas e deixem o trabalho fluir. Quando os elementos da equipa vão de férias, respeitem este momento tão importante e contactem apenas em situações imperiosamente urgentes.


Na GO Coaching ajudamos pessoas a conciliarem a vida pessoal e profissional, fale connosco se sentir necessidade de melhorar nesta área.